Agendamentos(Watsapp) 41 9 9841-9219

Fazer Inscrição

Inscrição Online

Preencha o formulário de inscrição para receber mais informações sobre os nossos cursos.

Fazer Inscrição

Justiça Restaurativa e Constelações Familiares

Justiça Restaurativa

Implantada no Brasil em 2004 pelo Ministério da Justiça, a técnica é incentivada em todo o Brasil pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como um modelo de resolução de conflitos, tendo por base uma lógica não punitiva.

Ela possibilita a aproximação entre vítima, agressor e demais envolvidos através do diálogo. Esse processo tem o potencial de reparar os danos advindos da transgressão, atendendo-se as necessidades de todos os envolvidos. Assim há a possibilidade de construir novos caminhos de convivência e promover a pacificação das relações sociais, muitas vezes de forma mais efetiva do que uma decisão judicial.

CONSTELAÇÕES FAMILIARES

A terapia utilizando as constelações familiares (ou constelações sistêmicas) foi criada pelo psicanalista alemão Bert Hellinger nos anos 70. Em uma sessão de constelação, que é comandada por um terapeuta especializado, são abordadas questões de origem familiar, como violência doméstica, endividamento, guarda de filhos, divórcios litigiosos, inventário, adoção e abandono. O Juiz Sami Storch, da 2ª Vara de Família de Itabuna (BA), foi um dos primeiros magistrados a adotar a técnica no Poder Judiciário, em 2012 e esta vem se disseminando por todo o país, também no Paraná.

A experiência do Juiz baiano mostra que a sua utilização pode trazer resultados satisfatórios. Anteriormente, nas simples audiências, o índice de conciliação era de 73%. No entanto, quando pelo menos uma das partes estava presente na terapia de constelação, o índice de satisfação dos acordos chegou a 91%. Já, quando as duas partes estavam envolvidas, houve 100% de sucesso na conciliação.

Os novos métodos de resolução de conflitos encontram respaldo na Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, que trata da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. Para Cursos e Treinamentos em Constelação Familiar para agentes da Justiça Restaurativa click no Link ou Fone/wats (41)99841-9219

 

Fonte: TJPR

Como é um Workshop de Constelações Familiares?

Em um Workshop de Constelação Familiar o cliente trabalha diretamente o seu problema em uma Constelação Familiar , como foi idealizado inicialmente por Bert Hellinger. Seja seu tema familiar ou de relacionamentos, profissional, de doença ou sintoma, ou  outro tema que esteja lhe causando alguma dor e não o deixa seguir adiante, o cliente poderá realizar a constelação. O problema é constelado a partir de representantes compostos pelo Grupo de participante. O Tema ou Problema é levado pelo cliente e informado para o constelador somente no momento em que ele é chamado a constelar ou o cliente poderá Falar seu Tema em particular com a consteladora. O Tema ou Problema não é discutido com o grupo e somente a consteladora realiza o procedimento com o cliente.  A constelação é conduzida pelo constelador em sintonia com o que vem do cliente e também pelo campo sistêmico, com respeito e atenção. No início de cada workshop a consteladora informa o procedimento para que todos possam participar sem qualquer interferência no campo sistêmico do cliente que irá constelar seu problema.

                                          Inscreva-se

 

 

 

Constelação Familiar é anunciada como Prática Integrativa no SUS pelo Ministério da Saúde!

Após 15 anos de estudos e dedicação à fantástica abordagem alemã sistêmica-fenomenológica de Bert Hellinger é com grande alegria que recebi a confirmação do que já se esperava! A Constelação Familiar é anunciada como Prática Integrativa pelo Ministério da Saúde

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/ministerio-da-saude-anuncia-10-novos-procedimentos-para-o-sus.ghtml

Constructos da Constelação Familiar

          Aprenda a Fazer Constelação Familiar no Atendimento Individual com Bonecos Curso-Aulas: Inscreva-se: Aqui

 A Constelação Familiar tem como histórico inicial a Psicoterapia Familiar, nascida na década de 50, no Pós Guerra. Movimento Migratório Europeu: (VOGEL, 2011). Calcado na Teoria Geral dos Sistemas e suas premissas da Totalidade (interdependência e interação), da Estrutura e da Equifinalidade ou Homeostase (BERTALANFFY, 1950 e 1937), além da Cibernética: Kibernetes que são mecanismo de controle na comunicação intra-sistêmica e o conceito de Feedback ou Retroalimentação. (ASHBY, 1956).

Fundamenta-se em premissas da Concepção Sistêmica, da multigeracionalidade e das lealdades vinculares, com aportes nas ciências dos Relacionamentos Humanos. (GRAÇA, 2015). Do alemão “Familienaufstellungen”, colocar a família em posição, A Constelação Familiar é um método fenomenológico, que à priori remonta ao método filosófico, de se expor a uma determinada situação, sem medo e sem intenção, para de repente apreender a essência deste fenômeno (HELLINGER, 2001- 2002), sendo uma abordagem sistêmica breve, focal, que plasticamente assemelha-se às Esculturas Familiares e ao Psicodrama (HELLINGER, 2009), em uma configuração dinâmica, que consiste no posicionamento físico-relacional/emocional de representantes dos elementos importante do tema do cliente, vinculados à queixa trazida (Graça, 2015, pg. 26).

             De: Aportes Teóricos na Construção da Psicoterapia Familiar Sistêmica: O Alicerce e o Desconhecido-2016

                Por: Ana Claudia Rabelo/Consteladora Familiar

                                                                           

 

                                                                        

 

Pratica das Constelações Familiares no Sistema Prisional

A Nova experiência será está sendo levada para Resolução de Conflitos no Sisitema Prisional, conforme indicação do  Conselho Nacional de Justiça (CNJ).Leia a matéria na íntegra, clicando na Imagem.

Scripts de Vida e Constelações Familiares

Segue abaixo texto transcrito da home page de Bert Hellinger. Sabemos por nossos estudos que os scripts de vida citados por Bert Hellinger encontram fundamento em uma das bases terapêuticas da Constelação Familiar e aqueles que a conhecem podem mudar os seus scripts e também seus destinos. Nosso Curso de Constelação Familiar no Atendimento Individual no Consultório comtempla também o estudo desta base terapêutica fundamental para o entendimento de uma constelação familiar, em um de seus tópicos cruciais "Injunções e Permissões" e Bases Filosóficas da Constelação Familiar.

Inscreva-se em nossos  cursos e saiba como Bert Hellinger chegou a conclusão que é possível REDECIDIR o plano de vida oculto, o script de vida e mudar o final desta história.

"A nossa vida segue um plano oculto desde o início. Por isto o chamo de nosso “script”.  Por tal razão podemos compara-la a um filme, que segue um roteiro em cada detalhe e determina como este jogo termina.'
É desta maneira que a vida procede do início até o fim. A pergunta é:  Faz alguma diferença se conhecemos o nosso script de vida. Alguns já conhecem o seu script, mesmo antes de começarem a sua trajetória. Eles a seguem até que se realize.
Os scripts determinadores para a humanidade terminam de forma trágica. Por exemplo os scripts de Alexandre o Grande, Alexander, Júlio Cesar, Hannibal, ou Napoleão. Todos eles têm em comum que após o grande sucesso vem uma derrota geral.
Quando um homem ainda jovem já sabia que ele ascenderia a um grande poder e perderia tudo ao final. Depois de ir à ópera “Rienzi” de Richard Wagner quatorze vezes na cidade de Linz, ele corria pela cidade gritando “Este é o meu destino!”. O qual, igual ao herói da ópera, o levou às mais elevadas alturas da sua carreira de vida e o deixou cair abandonado e finalmente morrer.
Outros sabiam do seu script? Somente ele o sabia, e ele acreditava ser invulnerável, até o seu fim predestinado. 
A pergunta é: De onde vem o nosso script de vida? Quais forças o determinam? Por quê já sabemos antes de seis anos de vida qual será o nosso script de vida?Mesmo se ele não é acessível para nos de forma consciente, o seguimos de forma imperturbável.
A pergunta é: Podemos trazer alguma mudança? Ou podemos ao menos nos posicionar para evitar o pior? Quem ou o quê pode ajudar?  A combinação de Script de Vida, Constelação Familiar – uma forma humilde da constelação.
Esta revelação do script e esta interação precisam acontecer de forma “retirada” e humilde: sabendo de suas limitações, e de forma religiosamente, dentro do sentido mais profundo de religioso, humilde.  Aquilo que acontece confia em uma força eterna, muito além desta vida. Os insights e soluções nos são dados de presente desde um outro lugar."- Bert Hellinger

Atendimento Psicológico

  • Atendimento Psicológico: Adulto, Família, Casal, Adolescente e Criança.
  • Conflitos Familiares
  • Intervenções para Casos do Judiciário (Varas da Família, Alienação Parental, Adoções e Adolescência).
  • Disfunções Psicológicas

Agendamento pelo Watsapp:(41)9-9841-9219

  flyer ana psi 2017 1

Kit de Bonecos para Constelação Familiar. Parcele em 5 X Sem Juros

Kit com 20 Bonecos de Madeira + Caixinha para o Atendimento Individual de Constelações Familiares. Eles não podem faltar em seu Consultório! Frete Gratuito.

São 20 figuras em cada caixa de cores variadas, 2 tamanhos e 2 formas diferentes (adulto e criança, mulheres e homens). O Kit de bonecos vem com uma caixinha também de madeira. Frete Gratuito Para Todo o Brasil. Não Enviamos o Kit para o Exterior. Envio Imediato + Prazo dos correios. Parcelamento em Até 5X Sem JurosAdquira Hoje seu Kit! Click no Botão Abaixo. Coloque seu e mail e o endereço completo para o envio de seu kit.  

 

Constelação Familiar no Programa Fantástico

Hoje, 14/05 no Fantático, matéria sobre a abordagem sistêmica das Constelações Familiares, na mediação de conflitos entre familiares no âmbito judicial. A iniciativa na mediação judicial com as Constelaçoes Familiares foi primeiramente implemetada e é coordenada pelo juiz Baiano Sami Storch, titular da 2ª Vara da Família da Comarca de Itabuna.

A reportagem falará dos resultados obtidos pelo projeto, que também atende adolescentes em conflito com a lei. Storch foi um dos primeiros magistrados brasileiros a levar para o Judiciário a iniciativa que pretende humanizar as práticas no âmbito da Justiça.

Sami Storch começou a adotar a prática em 2012, na Comarca de Castro Alves, também na Bahia. Já ali, o índice de conciliação chegava a 91%, quando uma das partes participou da dinâmica. Nas audiências simples, sem a prática, cai a 73%.

Os processos chegaram a 100% de resultado positivo quando as partes participaram do Constelação, segundo o magistrado, que anunciou a dinâmica também para processos de inventários, que são mais demorados. Redação com CNJ.

Redecidindo Constelações Familiares

Aconteceu! Cursos e Workshops.

Jan 2015-SP: Curso de Constelação Familiar Atendimento Individual no Consultório, com Bonecos.

 

Aconteceu em Curitiba Março/2017-Curso de Constelação Familiar

                                             Aconteceu Curitiba em Março 2017:

        Gratidão às Terapeutas que Trabalharam com Força Total e deram um Show de participação, em sintonia com suas Almas para o aprendizado.

                    Constelação Familiar no Atendimento Individual no Consultório com Bonecos

                                  "Sempre À Serviço da Vida" - Bert Hellinger.

                                  Verifique nossa agenda para os próximos cursos

                                

Constelações de Doenças e Sintomas em São Paulo.

Foi com grande satisfação que participei no sábado dia 03/09/2012 do workshop  Constelações Familiares para Doenças /Grupo em Direção à Vida, com o apoio da Dra Ana Clelia Matto, também comunicadora da Radio Mundial.

Nosso Projeto de Constelação Familiar na Justiça Restaurativa/UFPR

Núcleo de Criminologia Crítica e Justiça Restaurativa da UFPR

Serão discutidos no dia 17/05 (primeira reunião) os textos para leitura, cronograma de atividades e a inserção do núcleo no Grupo Brasileiro de Criminologia Crítica.

Principalmente, o objetivo é discutir as questões decisivas de natureza epistemológica e metodológica em torno à existência (ou não) de uma "criminologia crítica brasileira".

As reuniões serão sempre abertas e divulgadas.

RELAÇÃO DE PROJETOS:

LINHA 4: Crítica da pena e modelos alternativos de resolução de conflitos, com ênfase nas experiências de práticas de justiça restaurativa nos âmbitos socioeducativo e penal:

- A constelação familiar e as lealdades invisíveis na Justiça Restaurativa como aportes sistêmicos das construções multigeracionais implicadas nas famílias de  vítimas e agressores.(Autora: Ana Claudia Rabelo)

- A democratização das instituições e a justiça restaurativa
- As teorias preventivas da pena no direito brasileiro: crítica pela análise empírica do enrijecimento de penas